Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensores sólidos para detecção de óxido nítrico: obtenção e aplicação em sistemas biológicos

Processo: 06/04408-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Frederico de Oliveira Graeff
Beneficiário:Mayler Martins
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Látex   Sensores   Processo sol-gel   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Latex | Oxido Nitrico | Sensor | Sol Gel | Física (bio) médica

Resumo

O monóxido de nitrogênio (NO) é um radical livre conhecido por desempenhar importantes funções fisiológicas, sendo associado ao fator de relaxamento da musculatura lisa vascular derivada do endotélio (EDRF). Para a compreensão dos mecanismos pelos quais o NO é gerado e atua nos vários processos biológicos, é de fundamental importância o desenvolvimento de sensores e métodos que possibilitem a determinação quantitativa de NO in vitro ou ex-vivo.Este projeto visa a obtenção, caracterização e aplicação de sensores sólidos para NO através do aprisionamento de moléculas em diferentes matrizes porosas. Os sensores sólidos serão obtidos pelo encapsulamento dos complexos ferro(II)-dietilditiocarbamato e acridina-TEMPO (2,2,6,6-tetrametilpiperidina-N-oxyl)-ferro-ditiocarbamato em matrizes de sílica utilizando um método sol-gel modificado e o látex, um polímero de alta resistência mecânica. As técnicas utilizadas para detecção do NO incluirão a ressonância de spin eletrônico e métodos ópticos como a luminescência. Será realizado o estudo das propriedades estruturais e morfológicas dos materiais (sensores) através de técnicas como diâmetro e volume de poros, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho e UV/Vis, análises térmicas, entre outras. Após otimização dos sensores mais promissores, serão realizados ensaios biológicos em culturas de células.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Mayler. Sensores sólidos para detecção de óxido nítrico baseados em cucurbit[6]uril e em siloxano-poli(oxipropileno). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.