Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos em fina escala de taxas de cruzamento e fluxo gênico da espécie Tabebuia roseo-alba (Bignonicaceae) na região de Ribeirão Preto

Processo: 06/05152-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Ana Lilia Alzate Marin
Beneficiário:Juliana Massimino Feres
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Fluxo gênico   Florestas tropicais   Tabebuia

Resumo

As florestas semidecíduas do interior de São Paulo encontram-se altamente fragmentadas e isoladas. A conservação de populações in situ das espécies arbóreas que ocorrem nesses habitats naturais é fundamental para a manutenção desses ecossistemas, que abrigam os últimos exemplares de muitas espécies da rica fauna e flora brasileira. A espécie Tabebuia roseo-alba é hoje raramente observada em condições naturais na região de Ribeirão Preto, pelo que sua conservação in-situ e ex-situ é fundamental. Assim, estudos sobre o sistema de reprodução, distância de fluxo de pólen e distribuição espacial da espécie Tabebuia roseo-alba são de fundamental importância para a conservação de populações in situ, para amostragem de germoplasma para a conservação ex situ e para definir parâmetros de plantios em futuros reflorestamentos. Nesse contexto os objetivos deste projeto (os quais fazem parte de um projeto maior da Dra. Ana Lilia Alzate Marin da USP/RP, financiado pela FAPESP) são realizar estudos finos sobre taxas de cruzamento, distância de fluxo de pólen e a distribuição espacial de genótipos entre gerações e o grau de isolamento de populações da espécie arbórea Tabebuia roseo-alba na localidade de Ribeirão Preto, no Nordeste do estado de São Paulo, com auxilio de marcadores moleculares microssatélites. Estes resultados permitirão entender parte importante do processo de reprodução, formação da estrutura genética espacial e vizinhanças genéticas reprodutivas em populações de T. roseo-alba localizadas em fragmentos urbanos da região de Ribeirão Preto, e dará o indicativo de seu potencial para a conservação in situ e conservação ex-situ da espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAZARENO, ALISON GONCALVES; SANTINELO PEREIRA, RODRIGO AUGUSTO; FERES, JULIANA MASSIMINO; MESTRINER, MOACYR ANTONIO; ALZATE-MARIN, ANA LILIA. Transferability and characterization of microsatellite markers in two Neotropical Ficus species. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 32, n. 3, p. 568-571, 2009. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERES, Juliana Massimino. Diversidade genética, sistema reprodutivo e fluxo de pólen em duas populações de Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sand.: implicações para a conservação. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.