Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade de redes ad hoc multihop sem fio através da eficiência de informação agregada

Processo: 06/05294-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Paulo Cardieri
Beneficiário:Pedro Henrique Juliano Nardelli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Wireless   Redes ad hoc

Resumo

Analisar o desempenho de uma rede sem fio requer modelos apropriados. Numa rede ad hoc multihop sem fio, para obtenção de uma medida satisfatória de desempenho, é necessário levar em consideração alguns parâmetros inerentes a esse tipo de rede. Tomando a capacidade da rede como forma de avaliar o desempenho, é proposto o conceito de eficiência de informação agregada, definido como a soma dos valores da eficiência de informação dos enlaces de um salto ativos em um dado tempo. Essa medida avalia o reuso do canal pelos terminais a partir da densidade de enlaces de um salto ativos na rede, baseado no sistema de transmissão digital (esquema de modulação e codificação de canal) empregado.A partir de uma reformulação na medida de eficiência de informação agregada e da extensão da análise com a inclusão do atraso na transmissão de pacotes na rede, esse projeto visa investigar as diversas relações de compromisso entre variáveis da rede, como, por exemplo, a eficiência espectral de transmissão dos enlaces de um salto, o número de enlaces ativos na rede e o atraso.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NARDELLI, Pedro Henrique Juliano. Eficiencia de informação agregada e atraso de pacote em redes ad hoc sem fio. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.