Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise postural, por meio de fotometria, em mulheres com dor pélvica crônica

Processo: 06/02735-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Manoel João Batista Castello Girão
Beneficiário:Renata Miranda
Instituição-sede: Departamento de Ginecologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor pélvica   Fotometria   Ginecologia

Resumo

O objetivo desse estudo é avaliar por meio da fotometria as alterações posturais em mulheres com dor pélvica crônica.Serão estudadas 40 mulheres classificadas em dois grupos de 20 pacientes cada com idades entre 18 e 50 anos. No grupo 1 serão estudadas 20 mulheres com queixa de dor pélvica crônica atendidas no Ambulatório de Algia Pélvica e Endometriose, no grupo 2 serão estudadas 20 mulheres do sexo feminino que não apresentem dor lombar/pélvica, incontinência urinária, dismenorréia, endometriose e gestantes, atendidas no ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Infecção Genital.Será realizada uma ficha de avaliação para idade, altura, peso, raça e tempo deduração da dor pélvica. A avaliação postural será realizada or meio de fotografias com a finalidade de facilitar a observação dos desvios posturais. Serão assinalados pontos anatômicos com marcadores adesivos e os centros das proeminências ósseos serão identificados a partir da palpação dos seus limites externos.Os ângulos e as distâncias entre as referências ósseas serão quantificados em graus e centímetros e calculados com o auxilio das linhas traçadas através do software CorelDraw, baseadas nas linhas de referência do simetrógrafo e nos pontos ósseos marcados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, RENATA; SCHOR, EDUARDO; GIRÃO, MANOEL JOÃO BATISTA CASTELLO. Avaliação postural em mulheres com dor pélvica crônica. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 31, n. 7, p. 353-360, July 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.