Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da viabilidade de produção de esquadrias de madeira de plantios florestais em uma marcenaria coletiva autogestionaria para projetos de habitação social rural

Processo: 06/59577-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Akemi Ino
Beneficiário:Thaisa Marques Leite
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade

Resumo

O trabalho de pesquisa tem como meta analisar a viabilidade de produção de esquadrias de madeira produzidas na marcenaria coletiva autogestionária do assentamento rural Pirituba II (Itapeva-SP), para atender projetos de habitações de interesse social rural, no caso o assentamento Sepé Tiaraju (Serra Azul-SP). A estratégia de pesquisa adotada é o estudo de caso múltiplo. Para a análise da viabilidade é necessário avaliar a cadeia produtiva da esquadria de madeira, levando em consideração a disponibilidade de matéria-prima que atenda às exigências de desempenho do componente, o processo de produção na marcenaria, a instalação, o uso e a manutenção. Como etapas do procedimento de pesquisa estão a analise da literatura geral e específica ao tema, a identificação das variáveis a serem analisadas, propor método de coleta de dados, realizar a coleta de dados e a sistematização das informações obtidas, analisá-las e elaborar a dissertação. A importância dessa pesquisa se dá tanto como forma de aumentar os estudos relativos ao assunto, já que a bibliografia é escassa; e, também, como forma de otimizar um produto que apresente qualidade e competitividade no mercado da construção. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Thaisa Marques. Análise da viabilidade técnica e econômica da produção de janelas de madeira de eucalipto em uma marcenaria coletiva autogestionária para projetos de habitação social rural. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.