Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de injúrias mecânicas na fisiologia, bioquímica e qualidade de mamão do grupo solo

Processo: 06/05928-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Angelo Pedro Jacomino
Beneficiário:Ana Elisa de Godoy
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração vegetal   Mamão

Resumo

O mamão (Carica papaya L.) é uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro e é também uma das frutas nas quais se registra os maiores índices de perdas pós-colheita. As perdas pós-colheita do mamão podem ter causas diversas como injúrias por impacto, compressão, corte e doenças. Portanto, cuidados com o manuseio dos frutos desde a colheita até o consumidor final são de fundamental importância. O objetivo do trabalho é identificar e caracterizar as principais injúrias mecânicas que ocorrem em mamão papaya variedade ‘Sunrise Solo’ e avaliar sua influência na qualidade dos frutos de mamão. Serão realizadas visitas à CEAGESP para coleta de dados e estudo de caso dos principais tipos de danos mecânicos que ocorrem na cadeia de comercialização do mamão. Na avaliação será amostrado um número representativo de frutos para quantificação e caracterização das injúrias mecânicas. Serão eleitas três principais injúrias mecânicas para serem reproduzidas nos frutos, em laboratório. A aplicação dos danos será realizada no Laboratório de Pós-colheita do Depto. de Produção Vegetal da ESALQ-USP, em Piracicaba-SP, onde os frutos depois de injuriados serão armazenados a 22ºC a 80-90% umidade relativa e avaliada quanto ao desempenho pós-colheita, em 10 dias de armazenamento. Serão realizadas as determinações de fisiologia (atividade respiratória e produção de etileno), qualidade físico-química (perda de massa, cor da casca, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável e ácido ascórbico), bioquímica (atividade da enzima ACC (ácido 1-carboxílico-1-aminociclopropano) oxidase) e análise de tomografia de ressonância magnética nuclear. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Ana Elisa de. Injúrias mecânicas e seus efeitos na fisiologia e na qualidade de mamões \'Golden\'. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.