Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito inibitorio de metaloproteases do extrato de pothomorphe de linhagens de glioma humano.

Processo: 06/58663-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Silvya Stuchi Maria-Engler
Beneficiário:Renato Ramos Massaro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Pothomorphe umbellata   Metaloproteinases   Glioma   Expressão gênica

Resumo

Os gliomas constituem a maioria dos casos de tumores primários malignos do cérebro. Apresentam comportamento infiltrativo e a invasão para o tecido cerebral adjacente ao tumor o tornam um desafio para intervenções clinicas. Estudos dos mecanismos de invasão de gliomas sugerem que as metaloproteinases (MMPs) desempenham papel crítico neste processo. As MMPs são super expressas em quase todos os tumores humanos e dados pré-clínicos as apontam como contribuintes do desenvolvimento maligno; assim, a inibição de atividade de MMPs tem sido adotada como uma estratégia de terapêutica anti-câncer. A espécie Pothomorphe umbellata, é empregada na medicina popular para o tratamento de diversos males. Estudos realizados em nosso laboratório por Ropke e colaboradores, demonstraram a atividade inibitória de MMP-2 e MMP-9 do extrato.liofilizado de P. umbellata. Assim, queremos avaliar o efeito do extrato de P. umbellata no processo de invasão de linhagens de glioma humano, através da inibição de MMPs. Para isso as linhagens T98G (mais invasiva) e A172 (menos invasiva) serão cultivadas na presença do extrato bruto. Serão realizados experimentos para avaliar expressão e atividade de diferentes MMPs, bem como ensaios verificando inibição no processo invasivo mediado pela P. umbellata. Através deste estudo avaliaremos o potencial poder terapêutico deste produto patenteado (Fapesp/FCF- USP) e delinearemos a possibilidade futura de uso do mesmo como possível fármaco anti-invasão celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASSARO, RENATO RAMOS; BROHEM, CARLA ABDO; DE ALMEIDA, REBECA LEITE; RIVELLI, DIOGO PINEDA; MIYAKE, JULIANO ANDREOLI; COLQUHOUN, ALISON; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA; MARIA-ENGLER, SILVYA STUCHI. 4-Nerolidylcatechol induces autophagy in human glioblastoma cells. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 53, n. 3, p. -, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.