Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise endócrino comportamental dos macacos prego(cebus nigritus) que habitam o Parque Estadual Carlos Botelho de acordo com a hipótese preparatória

Processo: 07/57000-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Patrícia Izar
Beneficiário:Caio Margarido Moreira
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sazonalidade   Estresse   Ecologia comportamental   Glucocorticoides

Resumo

A resposta ao stress de vertebrados ajuda animais a responderem a perigos ambientais como predadores ou tempestades. Um componente importante dessa resposta ao stress é a liberação de glicocorticóides (GCs), que resulta da ativação do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA). Após a liberação, GCs induzem uma variedade de mudanças comportamentais e fisiológicas que, presumivelmente, ajudam o animal a responder de forma adequada à situação. Conseqüentemente, a secreção de GC é freqüentemente considerada uma reposta obrigatória a situações estressoras. Evidências indicam, entretanto, que espécies selvagens de muitos táxons modulam sazonaimente a liberação de GCs. Segundo a Hipótese Preparatória, a variação sazonal dos GCs pode atuar na preparação de um animal para estressores subseqüentes. Essa hipótese tenta localizar ritmos anuais de GCs em um contexto comportamental e fisiológico. Este trabalho investigará o perfil hormonal dos indivíduos de macacos-prego (Cebus nigritus) que habitam o Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) de acordo com os principais estressores aos quais esses animais estão submetidos. Dessa forma, pretendemos investigar como os hormônios aqui estudados (cortisol, testosterona e progesterona) auxiliam animais selvagens a lidar com condições adversas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, CAIO M.; DOS SANTOS, LUCAS PETERNELLI; DE SOUSA, MARIA BERNARDETE C.; IZAR, PATRICIA. Variation in glucocorticoid levels: survival and reproductive demands in wild black capuchins (Sapajus nigritus). INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGICAL RESEARCH, v. 9, n. 2, SI, p. 20-29, 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Caio Margarido. Análise endócrino-comportamental dos macacos-prego (cebus nigritus) que habitam o Parque Estadual Carlos Botelho. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.