Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos analiticos em sistemas de analises em fluxo empregando multicomutacao e extracao em fase solida aplicados a determinacao de anti-hipertensivos.

Processo: 07/51382-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Mariana Amorim Sanchez
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diltiazem   Multicomutação   Extração em fase sólida   Anti-hipertensivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anti-Hipertensivos | Diltiazem | Extracao Em Fase Solida | Fia | Multicomutacao | Olmesartana

Resumo

Multicomutação consiste no emprego de dispositivos discretos de comutação (válvulas ou bombas solenóides) em sistemas de análises em fluxo. Usualmente, cada dispositivo gerencia uma solução, que é adicionada somente no instante e quantidade necessária para implementar o procedimento analítico, diminuindo os custos operacionais e a quantidade de resíduos. A extração em fase sólida é uma ferramenta amplamente empregada para o preparo de amostras visando a separação e/ou pré-concentração do analítico, melhorando a seletividade e a sensibilidade dos procedimentos analíticos. Quando implementada em sistemas de análises em fluxo, pode-se reduzir o tempo de análise e o consumo de reagentes e amostra, bem como melhorar a precisão das medidas. A olmesartana medoxomila é um anti-hipertensivo de última geração e a literatura referente à sua determinação ainda é escassa, sendo restrita a metodologias baseadas em HPLC. O cloridrato de diltiazem é um dos anti-hipertensivos mais empregados. Sua determinação tem sido realizada através de espectrofotometria e cromatografia liquida. Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de procedimentos analíticos em sistemas de análises em fluxo com multicomutação para a determinação espectrofotométrica de olmesartana medoxomila e diltiazem em amostras de fármacos. Extração em fase sólida (incluindo medidas diretas em fase sólida) será explorada para aumento de sensibilidade, melhoria de seletividade e substituição de solventes tóxicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHEZ, Mariana Amorim. Desenvolvimento de procedimentos analíticos em sistemas de análise em fluxo empregando multicomutação para a determinação de anti-hipertensivos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.