Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica populacional de microorganismos e a conservacao de alimentos.

Processo: 06/05296-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Hyun Mo Yang
Beneficiário:Roberta Regina Delboni
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação de alimentos   Dinâmica de populações   Modelos matemáticos   Biomatemática

Resumo

Atualmente, existem muitas aplicações bem sucedidas de matemática em ciências biológicas, em especial na ecologia.Os modelos matemáticos têm sido usados com bastante sucesso para descrever a dinâmica de interação entre diferentes espécies, e no controle biológico de espécies nocivas.Por exemplo, para controlar o mosquito transmissorda dengue, utiliza-se de machos irradiados para controlar a população natural de Aedes aegypti.Com o aumento do consumo de produtos refrigerados, a Listeria monocytogenes tornou-se um dos mais importantes patógenos veiculados por alimentos na década de 80, devido a diversos surtos de listeriose humana, epidemiologicamenteligados a alimentos. As bactérias lácticas produzem bacteriocinas que preservam alimentos por meio de exclusão competitiva com outros microorganismos nocivos, como a Listeria.Pretende-se abordar quantitativamente o controle biológico como meio de conservar alimentos e estudar possível uso em conjunto com outros mecanismos de contenção de crescimento de Listeria monocytogenes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELBONI, Roberta Regina. Dinamica populacional de microrganismos e a conservação de alimentos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.