Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do caráter evolutivo/adaptativo do comportamento doente de agentes infecciosos

Processo: 06/02171-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:José Guilherme de Souza Chaui Mattos Berlinck
Beneficiário:Fernando Silveira Marques
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Evolução animal   Febre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptacao | Comportamento | Evolucao | Febre | Simulacao | Fisiologia Teórica

Resumo

Animais acometidos por infecção apresentam tanto um conjunto de comportamentos não específicos, denominado comportamento doente, e febre. Essas duas características estão presentes em uma ampla variedade de espécies. O comportamento doente, comprovadamente motivacional, causa no hospedeiro uma diminuição geral de suas atividades, incluindo, aí, a busca por alimento. É paradoxal que tal comportamento tenha evoluído, uma vez que o organismo, para combater a infecção, tem um aumento considerável do gasto energético com febre e ativação do sistema imunitário, e a reposição desse gasto, através da ingestão de alimentos, fica, então, comprometida. O presente projeto tem por objetivo investigar o paradoxo da concomitância de febre e comportamento doente: se a expressão de tal comportamento é uma estratégia que beneficia a população enquanto que a febre seria de caráter benéfico para o indivíduo. Para tanto, a proposta é criar um ambiente de simulação, baseado no indivíduo (individual-based model), de um ecossistema simples com uma população atingida por um agente infeccioso. Na simulação, os indivíduos respondem a essa infecção com comportamento doente e febre. Variando parâmetros de simulação, como infectividade, capacidade de locomoção do animal doente, demanda energética pela febre e ativação do sistema imunitário, diferentes configurações do ecossistema serão atingidas, e pode-se investigar o papel do comportamento doente na disseminação da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, B. T.; MARTINS, R. A.; NATALI, J. E. S.; RODRIGUES, V. H.; MARQUES, F. S.; CHAUI-BERLINCK, J. G.. Consistency in approximate entropy given by a volumetric estimate. CHAOS SOLITONS & FRACTALS, v. 42, n. 1, p. 322-334, . (06/02176-5, 06/02120-0, 06/01955-0, 06/05490-2, 06/02377-0, 06/02171-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Fernando Silveira. Investigação do caráter evolutivo/adaptativo do comportamento-doente na transmissão de agentes infecciosos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.