Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de métodos de inversão em sensoriamento remoto com laser

Processo: 06/05182-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Eduardo Landulfo
Beneficiário:Wellington Carlos de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Problemas inversos   LIDAR

Resumo

O Laboratório de Aplicações Ambientais a Laser do Centro de Lasers e Aplicaçõesdo ipen vem efetuando de aquisição de dados com um sistema LIDAR, de maneirarotineira, a exemplo de sistemas similares na Europa e América, um instrumentode auxílio à monitoração de poluentes e estudo das propriedades atmosféricas empequena e média escala. A solução da equação de retroespalhamento é um problemamal-posto, e exige, em geral aproximações e considerações ad hoc, de modo a seresolver a equaçao de Lidar. No atual projeto que será desenvolvido pelo aluno, jácomeçado na sua iniciação científica, serão estudadas formas alternativas de métodosde inversão, utilizando o teorema de bayes e método de inversão Óptima.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Wellington Carlos de. Estudo de metodos de inverSão em snesoriamento remoto com lasers. 2009. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.