Busca avançada
Ano de início
Entree

Prática arqueológica e alteridades indígenas: por uma reflexão sobre a prática arqueológica contemporânea exercida em território indígena no Brasil

Processo: 06/05470-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Fabíola Andréa Silva
Beneficiário:Frederic Mario Caires Pouget
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria arqueológica   Etnologia indígena   Etnoarqueologia

Resumo

Esse projeto se insere no campo da etnoarqueologia, mais especificamente sobre a arqueologia feita em território indígena. Com este aspecto como pano de fundo, a dissertação pretendida é uma reflexão sobre a prática arqueológica contemporânea exercida em território indígena no Brasil, levando em conta o acúmulo de debate na antropologia e arqueologia sobre alteridade que pode trazer bons rendimentos para esta prática arqueológica. Em especial é o método analítico da antropologia simétrica que ajudará a observar a prática do cientista junto a formulações conceituais indígenas. É em uma etnografia feita entre cientistas, entre arqueólogos , que as suas práticas e seus pressupostos podem ser verificados, além de demonstrar possíveis tensões decorrentes da visão indígena sobre essa prática.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POUGET, Frederic Mario Caires. Práticas arqueológicas e alteridades indígenas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.