Busca avançada
Ano de início
Entree

Mineralogia e petrologia de xenólitos mantélicos das regiões de Ubatuba (SP) e Coromandel (MG)

Processo: 06/01925-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Valdecir de Assis Janasi
Beneficiário:Vidyã Vieira de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Kimberlito   Petrologia ígnea

Resumo

O presente projeto visa caracterizar a textura e mineralogia de xenólitos mantélicos do SE do Brasil, com especial ênfase na geoquímica de elementos maiores e traços dos minerais principais (olivina, clino- e ortopiroxênio, flogopita e cromo-espinélio) através de estudos petrográficos de detalhe e análises por Microssonda Eletrônica-WDS e Laser-Ablation-ICPMS. As amostras selecionadas para estudos são provenientes de Ubatuba, SP (a única ocorrência de xenólitos de manto conhecida no Estado de São Paulo) e Coromandel, MG (coletada em um kimberlito da Província Magmática Alto Paranaíba, um sítio bem conhecido de xenólitos do manto que, no entanto, são ainda pouco estudados). Espera-se, como resultado, contribuir para o conhecimento da composição e evolução do manto superior, com implicações diretas para os processos de geração de magmas de diversas afinidades (basálticos, alcalinos e graníticos) neste amplo segmento da Plataforma Brasileira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, VIDYA V.; JANASI, VALDECIR DE A.; SVISERO, DARCY P.; NANNINI, FELIX. Mathiasite-loveringite and priderite in mantle xenoliths from the Alto Paranaiba Igneous Province, Brazil: genesis and constraints on mantle metasomatism. CENTRAL EUROPEAN JOURNAL OF GEOSCIENCES, v. 6, n. 4, p. 614-632, DEC 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Vidyã Vieira de. Mineralogia e petrologia de xenólitos mantélicos das regiões de Ubatuba (SP) e Monte Carmelo (MG): evidências de fusão parcial e metassomatismo no manto superior do sudeste do Brasil. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.