Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise política pública de proteção aos mananciais em São Bernardo do Campo

Processo: 06/05559-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Bógus
Beneficiário:Andréia Faraoni Freitas Setti
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções   Habitação   Mananciais   Meio ambiente   Sustentabilidade

Resumo

O estudo tem o objetivo de avaliar a eficácia e efetividade do Programa Bairro Ecológico implantado em 49 dos 120 assentamentos irregulares nas áreas de proteção aos mananciais, em São Bernardo do Campo. A ausência de alternativa de moradia para população de baixa renda, nas grandes cidades brasileiras, teve como conseqüência a ocupação irregular e predatória de lugares ambientalmente frágeis, “protegidos” por lei, desprezados pelo mercado imobiliário. A crescente ocupação em área de mananciais compromete a capacidade hídrica da Represa Billings cuja prioridade é o abastecimento público, e submete pessoas a precárias condições de vida. Concebido como alternativa de adequação de melhores condições de habitação e preservação dos recursos hídricos, o programa fomentado pela Prefeitura Municipal, Ministério Público e Departamento de Recursos Naturais, em 1998, pretende estabelecer intervenção sócio-ambiental e urbanística para e com a comunidade, garantindo a participação popular na concepção e produção de uma política pública saudável. O uso combinado de técnicas permitirá realizar levantamento e diagnóstico do alcance e cobertura do programa, verificar como se estabelecem os processos decisórios e como se dá a participação da comunidade envolvida. Os efeitos do programa sobre a população serão avaliados mediante a observância e análise de: sustentabilidade de determinada ação; modificação no estado de saúde e bem-estar; participação em Comitês de Bacia Hidrográfica ou de Desenvolvimento Sustentável. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SETTI, Andréia Faraoni Freitas. Análise de intervenção em área de mananciais no município de São Bernardo do Campo: o caso do Programa Bairro Ecológico. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.