Busca avançada
Ano de início
Entree

Suku onganga: uma versão missionária da ética Ovimbundu

Processo: 06/02222-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Omar Ribeiro Thomaz
Beneficiário:Iracema Hilário Dulley
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética   Povos indígenas   Cosmologia religiosa

Resumo

A produção de conhecimento sobre os povos indígenas desempenhou papel fundamental no projeto colonial. As concepções sobre a ética e a moral dos povos colonizados tiveram considerável importância no contexto do colonialismo, na medida em que pautaram as ações e o discurso de diversos atores coloniais. Com isso em vista, e levando em conta a vasta contribuição dos missionários para a construção desse saber, o presente estudo tentará, a partir de registros escritos da oralidade dos Ovimbundu compilados pelo Pe. José Francisco Valente, apreender a visão desse missionário católico espiritano sobre a ética desse povo do Planalto Central de Angola, no terceiro quartel do século XX. Importa ainda compreender em que medida sua percepção dialoga com o universo mais abrangente das representações católicas. Esse ponto de vista será apreendido a partir de suas traduções, glosas e comentários de provérbios, contos, fábulas, histórias, adivinhas, cantigas e mitos nativos. Para tanto, consideraremos o processo de tradução realizado do umbundu, língua dos Ovimbundu, para o português. A investigação se deterá sobre os vários níveis do referido processo, levando em conta que ele se dá tanto no nível semântico mais imediato, ao se buscarem correspondências entre as duas línguas, quanto num sentido mais amplo, na medida em que a interpretação do pensamento nativo por um missionário envolve sempre a tradução de conceitos, pois a chave de interpretação da alteridade é a cosmologia católica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DULLEY, Iracema Hilário. Do culto aos ancestrais ao cristianismo e vice-versa : vislumbres da pratica da comunicação nas missões espiritanas do Planalto Central Angolano. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.