Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema de Desherois: matéria de expressão para uma metodologia de pesquisa com crianças

Processo: 07/02148-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:César Donizetti Pereira Leite
Beneficiário:Camila Cilene Zanfelice
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Linguagem   Infância

Resumo

EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS ENTRE IMAGENS E BRINCADEIRASEm Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Biociências, Unesp / Rio Claro, desenvolvemos uma pesquisa realizada em uma Escola de Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade. Nesse trabalho, procuramos analisar modos de ser criança, e modos das crianças se relacionarem naquele contexto escolar. Para isso, captamos tais modos na imanência, observando-as a partir de suas experiências, dos seus encontros, agenciamentos, sua distribuição no espaço, aprendendo e experimentando com as crianças vários processos de devir. A pesquisa mostrou que é especialmente durante os jogos e as brincadeiras que as transformações intensivas acontecem. O brincar se revelou espaço privilegiado de possibilidades para os devires, para as experiências transformadoras. Diante disso, identificamos a necessidade e a possibilidade de aprofundar os estudos do tema brincar como experiência, e a escola como campo possível para a realização de um trabalho que propõe construir uma cartografia (acontecimento que pretende se mover pelo campo da educação, entre imagens, brincadeiras, infâncias e linguagens) do brincar, buscando evidenciar o olhar das crianças sobre as brincadeiras (experiências) produzindo processos narrativos/imagéticos como experiência também. O objetivo deste projeto é evidenciar o brincar como experiência, através dos processos narrativos/imagéticos produzidos pelas crianças. A pesquisa será desenvolvida a partir de um referencial teórico onde procuraremos articular as noções de infância, acontecimento e devir na perspectiva da filosofia da diferença (Gilles Deleuze e Félix Guattari) e aprofundar os conceitos de experiência, localizado nas teorias de Walter Benjamin e Jorge Larrosa, e de narrativa, com os estudos de André Parente. O trabalho de campo deverá envolver o acompanhamento sistemático de atividades em sala de aula, no parque, e outros ambientes, de uma classe de educação infantil, com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. O acompanhamento envolverá observação com registro em diário de campo e vídeo-gravação de brincadeiras, a partir do início das observações, quando disponibilizaremos uma câmera filmadora para as gravações. Estes procedimentos enquadram-se no delineamento de uma pesquisa de caráter qualitativo, de perfil etnográfico, com técnicas de coleta de dados baseada na observação participante.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANFELICE, Camila Cilene. Cinema de desheróis : matéria de expressão para uma metodologia de pesquisa com crianças. 2009. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.