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Formação de intelectuais negros/as: a experiência de assessores/as educacionais para assuntos da comunidade negra no Estado de São Paulo

Processo: 07/02281-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Waldenez de Oliveira
Beneficiário:Erivelto Santiago Souza
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Práticas pedagógicas   Racismo   Comunidade negra

Resumo

Esta proposta de pesquisa tem como objetivo descrever e compreender processos educativos vivenciados por Assessores(as) para Assuntos da Comunidade Negra, junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no exercício de suas funções. Buscará apresentar a caminhada desses/as Assessores/as na luta pela educação dos(as) negros(as), bem como de todos(as) os(as) brasileiros(as), desenvolvendo, executando e avaliando políticas para o combate ao racismo e para o reconhecimento das contribuições de africanos e de afrodescendentes para a nação brasileira. A pesquisa será realizada adotando uma postura com base na fenomenologia e se situa no contexto de políticas públicas voltadas para a população negra, formuladas desde os anos 1980. Como procedimentos metodológicos, o pesquisador se utilizará de consultas a documentos, convivência, conversas e entrevistas semi-estruturadas com os(as) participantes da pesquisa. O trabalho proposto situa-se na área da Educação, especificamente a Educação das Relações Étnico-Raciais, abordando as políticas públicas educacionais, a formação e o papel de intelectuais e lideranças negras.

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