Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre práticas e narrativas: um olhar sobre o tempo nos diários dos escritores do alto do Jurua

Processo: 06/59068-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Ana Carolina Bazzo da Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Seringueiros   Calendários   Amazônia

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as representações sobre tempo entre moradores da floresta amazônica, a partir do estudo de narrativas sobre a vida cotidiana dos moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá, no estado do Acre. Trata-se de uma área definida institucionalmente como unidade de conservação, e o material principal a ser pesquisado serão os diários produzidos por moradores da área, bem como calendários, desenhos e materiais similares, em cuja organização trabalhei anteriormente. Uma hipótese central da pesquisa é que há diferentes modos de representar o tempo: numa das formas principais, o tempo é representado em termos de processos naturais, de atividades sociais e de atividades rituais; em outra, o tempo é representado em ritmos de eventos políticos, administrativos e financeiros, tomando a forma de tempo de calendário e de relógio. Outra hipótese é que a convivência entre diferentes formas de organizar o tempo, entre essas diferentes temporalidades, relacionam-se às mudanças em curso na vida cotidiana e no uso do território, exemplificadas pelos conflitos entre práticas costumeiras de caça e plantio, regulamentos conservacionistas, projetos de desenvolvimento e o próprio monitoramento. O método empregado será a leitura destes diários focada nos 'marcadores temporais', visando construir calendários 'concretos' (atividades) e calendários 'abstratos'. Esperamos que a pesquisa contribua para a compreensão dos efeitos locais de políticas públicas como a que levou à criação das Reservas Extrativistas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Carolina Bazzo da. Entre praticas e narrativas : um olhar sobre o tempo nos diarios dos escritores do Alto Jurua. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.