Busca avançada
Ano de início
Entree

Férmions em espaços tempos curvos

Processo: 06/59338-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:George Emanuel Avraam Matsas
Beneficiário:Andre Gustavo Scagliusi Landulfo
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09617-3 - Teoria quântica de campos em espaços-tempos curvos, AP.TEM
Assunto(s):Férmions   Gravitação   Relatividade geral   Espaços curvos   Emaranhamento quântico

Resumo

Este projeto de Doutorado pretende analisar o campo fermiônico em espaços-tempos curvos em seus mais diversos aspectos. Nossa motivação principal é a de entender a resposta do campo fermiônico à curvatura do espaço-tempo e sua retro-ação sobre suas propriedades. A Gravitação Semiclássica oferece atualmente a alternativa mais sólida para analisar este tema. Algumas questões que envolvem coerência e descoerência, e emaranhamento de sistemas fermiônicos, contudo, podem ter alguns de seus aspectos estudados já no contexto da Mecânica Quântica não relativística. Pretendemos, assim, também revisitar alguns resultados deduzidos em espaços-tempos planos procurando por generalizações não triviais quando vertidos para espaços-tempos curvos. Esperamos ao final contribuir com uma intelecção mais profunda das propriedades do campo fermiônico incluindo aspectos que dizem respeito à coerência e descoerência, e emaranhamento de estados quânticos em espaços-tempos curvos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANDULFO, Andre Gustavo Scagliusi. Aspectos relativísticos da teoria da informação quântica. 2011. 135 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica. São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.