Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao de possivel interacao da miosina-va com a tirosina quinase de adesao focal e seu papel na dinamica de adesao e sobrevivencia celular.

Processo: 06/59384-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Enilza Maria Espreafico
Beneficiário:Guilherme Pedreira de Freitas Nader
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fosforilação   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anikis | Apoptose | Fak | Fosforilacao | Miosina-Va

Resumo

O complexo miosina-Va(MVa)/DLC2 seqüestra o fator modificador de Bcl2 (Bmf) ao citoesqueleto de actina e libera este fator em resposta à perda de adesão, desencadeando apoptose (anoikis). Falhas em vias que levam à anoikis, e a capacidade de proliferar de modo independente de adesão são marcos da transformação maligna, o que justifica a importância de se entender os sinais que regulam a associação e dissociação do complexo MVa/DLC2/Bmf. O processo de adesão é essencial para o controle da proliferação e diferenciação celular, tendo como mediadores essenciais as integrinas e a tirosina quinase de adesão focal (FAK). Dados recentes de Dr. Kleber Franchini indicam que a FAK se liga à cauda da miosina-II de músculo cardíaco e, após estímulos mecânicos, dissocia-se e migra para o núcleo. A FAK é ativada via integrinas, sendo um mediador chave da sobrevivência celular. A MVa tem sítios preditos de fosforilação em tirosina, e similaridade de seqüência com a região da míosina-ll capaz de ligar FAK, com igual predição de formar alfa-hélice-dupla. Além disso, uma forma fosforilada de MVa, por CaMKII, é detectada no interior do núcleo. Visamos assim identificar a possível ocorrência de interação entre MVa e FAK, investigando o papel das mesmas na adesão celular e os prováveis parceiros de ambas em diferentes situações experimentais que envolvam interferência por transfecção de FAK selvagem ou mutante, adesão em matriz de fibronectina e bloqueio de adesão em células de melanoma ou melanoblásticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)