Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica das espécies brasileiras de Potimirim Holthuis,1954 e filogenia do grupo baseado em dados moleculares

Processo: 07/51018-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Lucas Simon Torati
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Decapoda   Crustacea   Evolução animal

Resumo

Considerando-se que o gênero Potimirim nunca foi estudado sob o ponto de vista filogenético, e que a sua sistemática é controversa, o presente projeto tem como objetivo realizar uma revisão de todas as espécies do gênero Potimirim ocorrentes no Brasil por meio de análises morfológicas e moleculares (mtDNA 16S), e inseri-las juntamente com as demais espécies afins em um contexto evolutivo, por meio da sistemática filogenética, testando a hipótese de monofilia do gênero. Os dados morfológicos serão obtidos a partir do estudo comparado entre os indivíduos adultos de espécimes que serão coletados e que também estão depositados em coleções carcinológicas de museus e instituições de pesquisa. Os dados moleculares serão obtidos a partir da extração do DNA genômico provenientes de tecidos musculares, amplificando-se a região do par de bases do gene 16S rRNA por meio da técnica de PCR, com purificação e posterior sequenciamento. As seqüências serão confirmadas pelo sequenciamento de ambas as fitas, sendo o consenso obtido por meio do programa ClustalW implementado no programa BioEdit. Todas as análises filogenéticas serão realizadas por meio de programas computacionais específicos (PAUP* 4.0b. 10; POY 3.0.11). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORATI, LUCAS SIMON; MANTELATTO, FERNANDO L. ONTOGENETIC AND EVOLUTIONARY CHANGE OF EXTERNAL MORPHOLOGY OF THE NEOTROPICAL SHRIMP POTIMIRIM (HOLTHUIS, 1954) EXPLAINED BY A MOLECULAR PHYLOGENY OF THE GENUS. JOURNAL OF CRUSTACEAN BIOLOGY, v. 32, n. 4, p. 625-640, JUL 2012. Citações Web of Science: 10.
TEROSSI, MARIANA; TORATI, LUCAS S.; MIRANDA, IVANA; SCELZO, MARCELO A.; MANTELATTO, FERNANDO L. Comparative reproductive biology of two southwestern Atlantic populations of the hermit crab Pagurus exilis (Crustacea: Anomura: Paguridae). MARINE ECOLOGY-AN EVOLUTIONARY PERSPECTIVE, v. 31, n. 4, p. 584-591, DEC 2010. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.