Busca avançada
Ano de início
Entree

"nois e ponte e atravessa qualquer rio": producao, circulacao e consumo cultural na periferia paulistana.

Processo: 07/51232-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Júlio Assis Simões
Beneficiário:Érica Peçanha Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Periferia

Resumo

O gancho para a investigação aqui proposta são os esforços de grupos culturais de interpretar os mecanismos de marginalidade social para produzir discursos e imagens sobre a periferia, como parte do processo, iniciado nos anos 1990, de estetização das peculiaridades do cotidiano e dos temas associados (como a pobreza, a violência, as práticas sociais, etc.) a tal espaço. Tomando os saraus promovidos pela Cooperativa Cultural da Periferia — a Cooperifa - como lócus privilegiado de discussão, este projeto de pesquisa propõe a análise das conexões estabelecidas entre "periferia" e "centro" (geográfico, de produção cultural, de poder político, etc), bem como entre grupos e artistas periféricos, para se produzir e amplificar certa representação das singularidades e identidades da periferia por meio de projetos de ação cultural. Ao propor esta investigação, tenho como hipótese que, embora grupos culturais periféricos construam suas elaborações e auto-imagem pautados nas idéias de independência e auto-suficiência (e certos meios de comunicação dê massa tendam a corroborá-las), é por meio das conexões entre representes de diferentes classes e espaços sociais que suas intervenções simbólicas e pragmáticas tornam-se possíveis e as identidades coletivas dela resultantes adquirem especificidades. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Érica Peçanha Do. É tudo nosso! Produção cultural na periferia paulistana. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.