Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica durante o sono após exposição a um ambiente enriquecido

Processo: 06/05436-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Elida Paula Benquique Ojopi
Beneficiário:Julien Braga Calais Correia Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Sono

Resumo

A relação entre sono e aprendizado é comprovada por experimentos eletrofisiológicos e comportamentais. No entanto os mecanismos moleculares que governam esta relação ainda não estão claros. Durante o sono de ondas lentas (OL) genes de expressão imediata relacionados à plasticidade tem expressão reduzida. No entanto, durante o sono REM (REM) genes como Zif-268 e Arc apresentam um aumento no nível de expressão no córtex cerebral e hipocampo de animais previamente expostos a informações novas durante a vigília. Portanto o objetivo do presente projeto é analisar o perfil de expressão gênica durante as fases do sono após a exposição a um ambiente enriquecido. Os potenciais de campo hipocampais serão registrados em ratos machos adultos antes, durante e depois da exposição ao ambiente enriquecido. Este consiste de quatro objetos novos desenhados para maximizar diferenças táteis e comportamentais colocados na caixa de registro. Após a exposição os animais serão privados de sono por 60 minutos e então serão liberados para dormir enquanto o comportamento e os potenciais de campo serão registrados. Trinta minutos após entrarem no estágio de sono a ser analisado os animais serão sacrificados e amostras dos córtices somestésico primário (S1), visual primário (V1) e hipocampo (HP) serão dissecadas e congeladas. Um screening inicial será realizado no HP por análise serial de expressão gênica (SAGE). A partir dos resultados obtidos por SAGE, serão selecionados os genes com expressão diferencial mais significativa (menor p) entre os dois grupos. Os níveis de expressão desses genes serão analisados individualmente por PCR em tempo real (qRT-PCR). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Os relevos da memória 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALAIS, JULIEN BRAGA; OJOPI, ELIDA BENQUIQUE; MORYA, EDGARD; SAMESHIMA, KOICHI; RIBEIRO, SIDARTA. Experience-dependent upregulation of multiple plasticity factors in the hippocampus during early REM sleep. NEUROBIOLOGY OF LEARNING AND MEMORY, v. 122, p. 19-27, JUL 2015. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.