Busca avançada
Ano de início
Entree

Cronicas da conquista: o imaginario espanhol frente ao tawantinsuyu.

Processo: 07/57255-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal
Beneficiário:Tamara de Lima
Instituição-sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Incas   Imaginário   Alteridade

Resumo

Nesta pesquisa pretendemos analisar quais foram as primeiras impressões que tiveram os conquistadores do antigo Peru acerca do território e os povos que encontraram. Para isso, nos propomos a analisar os relatos deixados por estes conquistadores, relatos estes, mais conhecidos pelo nome de crônicas. Através delas, vamos acompanhar a expedição conquistadora de Francisco Pizarro desde a saída do Panamá até à chegada em Cajamarca, onde fizeram prisioneiro ao Inca Atahualpa. Nossa intenção não consiste em reconstituir a história da conquista das terras incaicas através das crônicas, mas em verificar quais são as idéias que perpassam o imaginário do conquistador no momento da interpretação de um mundo e povos desconhecidos. Em outras palavras, buscaremos compreender como se deu a construção de uma pequena porção do chamado Novo Mundo por parte de um grupo de homens que adentraram pela primeira vez em território estrangeiro. Para isso, levaremos em consideração em que medida as idéias com as quais esses homens tiveram contato anteriormente estabeleceram parâmetros para suas conclusões sendo possivelmente determinante na interpretação do desconhecido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Tamara de. Entre a espada, a cruz e a pena : impressões sobre o Tawantinsuyu nos primeiros relatos da conquista. 2010. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Historia, Direito e Serviço Social. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.