Busca avançada
Ano de início
Entree

Selecao de cepas de basidiomicetos resistentes a altas concentracoes de herbicidas e avaliacao da capacidade de degradacao destes compostos pelas ligninases produzidas

Processo: 06/05411-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 07 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Caroline Henn
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biodegradação   Enzimas microbianas   Basidiomycota
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Basidiomicetos | Biodegradacao | Ligninases | Enzimas microbianas

Resumo

A biotransformação resultante das atividades metabólicas de microrganismos decompositores representa um elevado potencial para tratamento de resíduos orgânicos e sintéticos. Neste contexto, os fungos basidiomicetos apresentam papel de destaque, graças à singular capacidade de síntese e secreção de enzimas oxidativas inespecíficas, destinadas à decomposição da lignina, capazes de promover modificações ou mesmo a completa degradação de estruturas químicas de complexidade semelhante. Lacases, lignina peroxidases e manganês peroxidases têm sido aplicadas com sucesso, de forma isolada ou em associação com o microrganismo produtor, em processos biotecnológicos envolvendo xenobióticos recalcitrantes, particularmente compostos aromáticos, contribuindo para processos de proteção e recuperação ambiental. Este projeto tem por objetivos selecionar fungos basidiomicetos, nativos da região de São José do Rio Preto-SP, que sejam capazes de mineralizar herbicidas persistentes e de elevada toxicidade como atrazina e diurom, empregados em culturas da cana-de-açúcar. Os espécimes de Basidiomicetos isolados em projeto anterior serão avaliados quanto à sua capacidade de crescer na presença destes herbicidas em diferentes concentrações e de utilizá-los como fonte de carbono. A produção de enzimas ligninolíticas pelos fungos será avaliada ao longo do cultivo, e possíveis derivados da ação fúngica sobre os herbicidas serão monitorados. Desta forma, pretende-se selecionar algumas linhagens que sejam capazes de mineralizar ou reduzir a toxicidade dos compostos a serem estudados, de modo a se estabelecer a segurança e eficácia de futuros procedimentos de biorremediação de áreas degradadas e resíduos da indústria de pesticidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENN, CAROLINE; ARAKAKI, RICARDO M.; MONTEIRO, DIEGO ALVES; BOSCOLO, MAURICIO; DA SILVA, ROBERTO; GOMES, ELENI. Degradation of the Organochlorinated Herbicide Diuron by Rainforest Basidiomycetes. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2020, . (06/05411-5)
HENN, CAROLINE; MONTEIRO, DIEGO ALVES; BOSCOLO, MAURICIO; DA SILVA, ROBERTO; GOMES, ELENI. Biodegradation of atrazine and ligninolytic enzyme production by basidiomycete strains. BMC Microbiology, v. 20, n. 1, . (06/05411-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENN, Caroline. Seleção de linhagens de basidiomicetos resistentes aos herbicidas atrazina e diurom -produção de enzimas ligninolíticas e degradação dos compostos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.