Bolsa 06/05936-0 - Neospora caninum, Parasitologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da proteina anonima relacionada a trombospondina 29trap-2) do protozoario neospora caninum no processo de invasao celular.

Processo: 06/05936-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Ana Patricia Yatsuda Natsui
Beneficiário:Luiz Miguel Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neospora caninum   Parasitologia   Apicomplexa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apicomplexa | Mic 2 | Neospora Caninum | Proteinas Micronemicas | Trap | Parasitologia

Resumo

Proteínas de micronemas de protozoários do Filo Apicomplexa são alvos de intensa pesquisa, pois muitas participam ativamente do processo de invasão celular e, por serem secretadas, representam potenciais candidatos a integrarem vacinas multi-componentes. Exemplos desses potenciais candidatos são as proteínas pertencentes à família de proteínas anônimas relacionadas à trombospondina- (Thrombospondin Related Anonymous Protein, TRAP) que estão diretamente envolvidas com o sistema de locomoção e invasão celular. TRAPs são estocadas nas micronemas e rapidamente liberadas após o contato apical do parasita com a célula hospedeira. Durante a invasão, TRAP em Toxoplasma gondii (TgMIC2) é transportada para a região posterior à medida que o parasita penetra ativamente a célula hospedeira por meio de conexão intracelular com o sistema actina/miosina do parasita. Ao final da invasão, TgMIC2 é clivada intramembrana e secretada. Quando TgMIC2 é nocauteada, mutantes de T. gondii não sobrevivem e quando nocauteada condicionalmente, os mutantes perdem a motilidade deslizante e a capacidade de invasão, demonstrando, portanto, a importância de TRAP. Neospora caninum é um apicomplexa filogeneticamente próximo à T. gondii de grande importância econômica por estar envolvido em abortos de bovinos. Análises preliminares de ESTs de N. caninum indicam algo inédito em coccídeos: a existência de uma segunda TRAP (NcTRAP-2), além da já descrita NcTRAP-1. Baseado na conservação do processo de invasão celular entre apicomplexas e por representar um candidato vacinal em potencial, o presente projeto tem o objetivo de caracterizar molecular e funcionalmente NcTRAP-2.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, L. M.; CANDIDO-SILVA, J. A.; DE VRIES, E.; YATSUDA, A. P.. A new thrombospondin-related anonymous protein homologue in Neospora caninum (NcMIC2-like1). Parasitology, v. 138, n. 3, p. 287-297, . (06/05936-0, 05/53785-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Luiz Miguel. Caracterização da proteína anônima relacionada à trombospondina 2 (TRAP 2) do protozoário Neospora caninum no processo de invasão celular. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SEQUÊNCIAS PROTÉICAS DE TRAP A PARTIR DE NEOSPORA CANINUM, RECOMBINANTES, VETORES, FORMULAÇÕES, FARMACÊUTICAS E/OU VETERINÁRIAS E SEUS USOS PI1000443-2 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Ana Patricia Yatsuda Natsui ; Luiz Miguel Pereira - 05 de fevereiro de 2010