Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do silenciamento da tirosino-fosfatase SHP-2 nas alterações fenotípicas dos miócitos cardíacos e coração de camundongos submetidos a estresse mecânico

Processo: 06/55920-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Kleber Gomes Franchini
Beneficiário:Talita Miguel Marin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecocardiografia   Interferência de RNA   Cardiomegalia

Resumo

Estímulos mecânicos provocados por sobrecargas hemodinâmicas são considerados os principais determinantes das alterações fenotípicas de cardiomiócitos nas doenças cardíacas. Estudos do nosso laboratório indicam que a quinase de adesão focai (FAK), uma tirosina quinase, tem papel fundamental na resposta dos cardiomiócitos ao estiramento e contribui para o controle da expressão gênica inicial em resposta a estímulos mecânicos. Demonstramos que em cardiomiócitos submetidos a estímulos mecânicos a FAK é rapidamente fosforilada em tirosinas e persiste ativada por períodos relativamente longos. Verificamos que a ativação e sustentação da atividade da FAK, nas primeiras horas após o estabelecimento de estimulo mecânico, é modulada pela supressão da atividade basal da tirosino-fosfatasse Shp-2 e que essa supressão determina a expressão de genes associados ao fenótipo hipertrófico em miócitos cardíacos. Estes dados indicam a influência negativa da Shp-2 sobre a atividade da FAK e sua importância no controle da expressão gênica basal em cardiomiócitos. No entanto, é ainda desconhecido o papel das ações da Shp2 sobre a massa e função miocárdicas. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto do silenciamento gênico da Shp2, pelo tratamento com siRNA específico para Shp2, sobre a expressão do programa gênico hipertrófico em miócitos cardíacos e sobre a função e massa do ventrículo esquerdo de camundongos, na presença ou ausência de sobrecargas mecânicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
K.G. FRANCHINI; C.F.M.Z. CLEMENTE; T.M. MARIN. Focal adhesion kinase signaling in cardiac hypertrophy and failure. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 1, p. 44-52, Jan. 2009.
MARIN, TALITA M.; CLEMENTE, CAROLINA F. M. Z.; SANTOS, ALINE M.; PICARDI, PATY K.; PASCOAL, VINICIUS D. B.; LOPES-CENDES, ISCIA; SAAD, MARIO J. A.; FRANCHINI, KLEBER G. Shp2 negatively regulates growth in cardiomyocytes by controlling focal adhesion kinase/Src and mTOR pathways. Circulation Research, v. 103, n. 8, p. 813-U90, OCT 10 2008. Citações Web of Science: 40.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.