Busca avançada
Ano de início
Entree

Função reprodutiva de ratas expostas ao ftalato in útero e lactação

Processo: 06/58835-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Marina Trevizan Guerra
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento sexual   Ftalatos   Desreguladores endócrinos   Toxicologia   Ratos

Resumo

Os ftalatos são aditivos químicos que, adicionados ao PVC, conferem-lhe maleabilidade. O PVC maleável é utilizado na fabricação de bolsas de sangue, de soro e de soluções intravenosas, cateteres, máscaras para inalação de oxigênio, luvas, tubos, dentre outros produtos médico-hospitalares, além de serem utilizados na fabricação de embalagens plásticas maleáveis de uso comercial como mamadeiras, brinquedos, garrafas de refrigerante e outros. Diversos estudos têm mostrado que a exposição pré-natal e peri-natal a doses elevadas de ftalato causam desordens reprodutivas importantes, uma vez que alguns tipos de ftalatos possuem o potencial para ligação a receptores estrogênicos, e assim alterando o desenvolvimento do aparelho genital feminino, além de ter um possível papel carcinogênico. Tendo em vista tais complicações, o presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial efeito tóxico do ftalato sobre a função reprodutiva em ratas fêmeas expostas a baixas doses de ftalato durante o período fetal e lactação. Para tanto, serão avaliados parâmetros reprodutivos tais como a idade de abertura vaginal e primeiro estro, peso e avaliação histológica dos órgãos reprodutores (útero e ovários), regularidade do ciclo estral, comportamento sexual e fertilidade. Tais análises se fazem importantes na compreensão dos efeitos tardios do ftalato sobre o sistema genital feminino, principalmente sobre o potencial fértil, e em processos que possam envolver alterações morfofuncionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA, MARINA T.; SCARANO, WELLERSON R.; DE TOLEDO, FABIOLA C.; FRANCI, JANETE A. A.; KEMPINAS, WILMA DE G. Reproductive development and function of female rats exposed to di-eta-butyl-phthalate (DBP) in utero and during lactation. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 29, n. 1, p. 99-105, JAN 2010. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.