Busca avançada
Ano de início
Entree

Carcterizacao molecular do Turkey coronavírus no Brasil: análise da variabilidade da glicoproteína S (gene 3)

Processo: 07/56041-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Cardoso da Silva
Beneficiário:Deriane Elias Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Coronavirus   Glicoproteínas

Resumo

O objetivo principal da pesquisa será o desenvolvimento científico e técnico exigidos para a aplicação estratégica de medidas epidemiológicas quanto à detecção de agentes virais como Coronavirus (TCoV) em de exploração comercial de perus acometidos de PEMS (Poult Enteritis Mortality Syndrome). Ademais será avaliada a variabilidade genética da glicoproteína S após sucessivas passagens em ovos embrionados de perus, previamente observado em galliformes. As amostras para o isolamento serão obtidas de lotes, apresentando quadros agudos de enterite, com a colaboração do centro de referência em Coronavirus - Institute for Animal Health-Compton na Inglaterra. Este estudo será monitorado ao longo de 1 ano nos lotes selecionados, dividido em 7 coletas, realizadas pelo setor de Perus da SADIA em Uberlândia-MG e os materiais clínicos coletados serão swabs cloacais, conteúdo intestinal, fragmentos de intestino delgado, bursa de Fabrícius, timo e baço para a realização do isolamento viral e purificação da partícula. Ademais, com o recente episódio da Pneumonia Asiática, os estudos voltados para o entendimento da Coronavirose nos animais aumentaram sensivelmente, visto que de acordo com os hospedeiros envolvidos, agentes virais genotipicamente idênticos apresentam patogenias totalmente adversas. Diante do exposto, estudos que envolvam espécies de interesse comercial e elucidem o status sanitário são, para o Brasil, necessários para aberturas de novos mercados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, D. E.; HIRATA, K. Y.; SAHEKI, K.; ROSA, A. C. G.; LUVIZOTTO, M. C. R.; CARDOSO, T. C. Pathology and Tissue Distribution of Turkey Coronavirus in Experimentally Infected Chicks and Turkey Poults. Journal of Comparative Pathology, v. 143, n. 1, p. 8-13, JUL 2010. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Deriane Elias. Aspectos da patogenia e análise da variabilidade da glicoproteína S do Coronavirus dos Perus isolado no Brasil. 2009. 65 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.