Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades magnéticas de nanopartículas e filmes ultrafinos de Pd

Processo: 06/05357-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Abner de Siervo
Beneficiário:José Jadsom Sampaio de Figueiredo
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes ultrafinos   Nanopartículas   Propriedades magnéticas

Resumo

Nanopartículas e filmes ultrafinos apresentam, em muitas situações, propriedades distintas daquelas do material massivo. Estes desempenham um papel importante e de grande impacto na ciência e tecnologia moderna de materiais. As peculiares propriedades eletrônicas, químicas, óticas e magnéticas em nanopartículas são afetadas por seu tamanho (size-effect). De forma similar, filmes ultrafinos crescidos em substratos com diferentes simetrias cristalinas podem ter suas propriedades eletrônicas, estruturais e magnéticas fortemente influenciadas pelo arranjo atômico dos átomos da superfície do substrato, bem como, espessura do filme e condições termodinâmicas de crescimento.Dentre os efeitos anômalos de nanopartículas e filmes finos está a observação de ferromagnetismo em metais nobres e de transição que não são ferromagnéticos na sua forma massiva. Estes inesperados comportamentos magnéticos foram recentemente previstos teoricamente usando cálculos de primeiros princípios e comprovados em alguns poucos trabalhos experimentais. Neste projeto, o aluno irá caracterizar amostras de nanopartículas de Au e Pd (já sintetizadas por diferentes rotas químicas) quanto as suas propriedades magnéticas, correlacionando as mesmas com as propriedades estruturais e eletrônicas das partículas. As técnicas utilizadas serão o dicroísmo circular magnético de raios X (XMCD), espectroscopias de fotoelétrons (XPS) e de absorção de raios X (XAS). O objetivo principal será confirmar ou não a existência de ferromagnetismo nas nanopartículas e identificar se a origem do mesmo. Em uma segunda etapa, filmes ultrafinos de Pd (um paramagnético de Pauli aumentado) serão crescidos por MBE em Ru(0001), C(0001) e Nb(100). A idéia é verificar a possibilidade de induzir ferromagnetismo nestes filmes puramente através de mecanismos eletrônicos e estruturais. Estes também serão caracterizados com respeito as suas propriedades magnéticas (XMCD), eletrônicas (XPS e XANES) e estruturais (EXAFS).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, José Jadsom Sampaio de. Estudo das propriedades magnéticas de nanopartículas de AuPd. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.