Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos na expressão de SCF e FGF-2 por odontoblastos estimulados por LPS: papel das vias de sinalização intracelulares p38, p42/44 e PI3K

Processo: 08/51486-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Sandra Helena Penha de Oliveira
Beneficiário:Vanessa Aparecida Carvalho Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontoblastos   Quimiocinas   Cultura de células   Fatores de crescimento   Angiogênese

Resumo

Bactérias gram-negativas e seus produtos tal como polissacarídeos (LPS), provenientes de cárie dental, podem levar a uma resposta inflamatória pulpar. Os odontoblastos situados na interface polpa-dentina são as primeiras células a encontrar essas bactérias e podem desempenhar um papel importante no controle desta inflamação. Durante o processo de inflamação tecidual, as células endoteliais proliferam e dão origem a novos vasos, o que são denominados angiogênese. A angiogênese pode ser iniciada por diversos fatores de crescimento, tal como o Fator de crescimento para fibroblastos-2 (FGF-2) e o Fator derivado de célula progenitora (SCF) que devem regular a neovascularização, podendo ativar as células residentes da polpa dental dos dentes com cárie dentária profunda, levando à produção de mediadores inflamatórios que podem auxiliar a formação de tecido novo. Dessa forma, o objetivo deste estudo será avaliar a expressão de FGF-2 e SCF por odontoblastos estimulados por LPS e os mecanismos envolvidos nesta expressão. Para tanto, serão utilizados odontoblastos da linhagem murina MDPC-23 que serão estimulados por LPS e em diferentes tempos. Posteriormente será avaliada a expressão e produção de FGF-2 e SCF pela técnica do PCR em tempo real e eletroforese, respectivamente. Avaliaremos o papel de citosinas padrão Th1 e Th2 na expressão destes fatores de crescimento, bem como a produção de quimiocinas (CCL17, CXL2 e XCL1) que podem estar envolvidas na atividade angiogênica. Além disso, avaliaremos a participação da via das mapquinases que podem estar envolvidas na ativação de odontoblastos para a produção de FGF-2 e SCF. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENHA OLIVEIRA, SANDRA HELENA; CARVALHO SANTOS, VANESSA APARECIDA. Lipopolysaccharide-induced Stem Cell Factor Messenger RNA Expression and Production in Odontoblast-like Cells. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 38, n. 5, p. 623-627, MAY 2012. Citações Web of Science: 3.
OLIVEIRA, SANDRA H. P.; SANTOS, VANESSA A. C. Studies on the Expression of Fibroblast Growth Factor-2 from Odontoblast-like Cells. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 37, n. 11, p. 1520-1524, NOV 2011. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Vanessa Aparecida Carvalho. Estudo dos mecanismos envolvidos na expressão de fator de crescimento de células progenitoras e fator de crescimento para fibroblastos-2 por odontoblastos estimulados por lipopolissacarídeos via p4244, p38 e PI3K. 2011. 72 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.