Bolsa 06/01936-6 - Rendimento escolar, Economia da educação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da família sobre o desempenho educacional da criança: uma análise do ensino fundamental brasileiro

Processo: 06/01936-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Juliana Maria de Aquino
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho Escolar | Papel Da Familia | Economia da Educação

Resumo

Nos últimos anos a Educação tem sido alvo de muitos estudos, o que provavelmente reflete a sua grande importância no contexto de uma nação. A análise da questão educacional geralmente abrange dois pontos: o atendimento escolar e a qualidade do ensino. No que tange à inclusão escolar no Brasil, sabe-se que essa variável obteve sucesso durante a última década, entretanto, com relação à qualidade de ensino o mesmo não pode ser dito. O objetivo dessa pesquisa é analisar os determinantes do desempenho escolar das crianças brasileiras, tendo como foco principal a família. A abordagem do papel da família será realizada a partir de três aspectos: o impacto dos investimentos realizados pela família em insumos escolares, o impacto da motivação dada pela família à criança e pelo impacto da participação da mãe no mercado de trabalho. Os dois primeiros tópicos serão mensurados a partir dos dados do SAEB do ano de 2003 e os dados da PME de 2002 a 2005 proporcionarão a análise do impacto da participação da mãe no mercado de trabalho sobre o desempenho educacional de seus filhos.Os resultados do estudo proposto podem servir de apoio a formuladores de políticas educacionais, já que comportamentos familiares favoráveis ao desempenho educacional das crianças podem ser ‘copiados’ e levados para o ambiente escolar. A partir daí, a melhoria na qualidade de ensino proporcionará aos estudantes os tão almejados benefícios advindos da educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Juliana Maria de. O efeito da família sobre o desempenho educacional da criança: uma análise do ensino fundamental brasileiro. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.