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O conforto térmico nos espaços de transição e sua influência nos ambientes internos do edifício

Processo: 06/05407-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Lucila Chebel Labaki
Beneficiário:Danielle Skubs
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente escolar   Conforto térmico   Insolação   Sensação térmica   Ventilação (conforto ambiental)   Adequação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Escolar | Areas De Transicao | Conforto Termico | Insolacao | Sensacao Termica | Ventilacao | Adequação Ambiental

Resumo

Os estudos sobre conforto térmico no Brasil têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, com ênfase nos ambientes internos. As áreas de transição têm especificidades por suas características construtivas e por serem influenciadas tanto pelo clima externo como pela edificação onde se encontram. São poucos os estudos neste tema para o clima tropical do Brasil. Nesta região, esses ambientes podem minimizar o choque térmico dos usuários na passagem exterior x interior, reduzindo a perda de energia e criando ambientes mais receptivos. O espaço de transição pode ainda proporcionar melhora na temperatura interna, funcionando como uma barreira contra a radiação solar direta. O objetivo desse trabalho é avaliar o conforto térmico em áreas de transição, e seu efeito em ambientes internos, adotando como objeto de estudo escolas de Piracicaba, SP. Para isso, serão aplicados questionários, realizadas medições dos parâmetros ambientais para se obter um índice de conforto, e observadas a implantação e características construtivas das escolas. A coleta será feita com registradores de temperatura e umidade, termômetros de globo, anemômetro e radiômetro. As medições fornecerão informações para a análise do microclima das áreas de transição. Os dados serão coletados no verão e inverno. Os questionários serão utilizados para avaliar a sensação térmica dos usuários em relação às áreas externas e do edifício. As características construtivas das escolas serão analisadas também em maquetes, para um estudo detalhado dos efeitos da insolação no desempenho térmico do edifício, e a influência das áreas de transição sobre o mesmo. Espera-se com esta pesquisa, comprovar a eficácia das áreas de transição como elemento de conforto para os ambientes internos e, cruzando resultados com os questionários e dados da composição dos ambientes, avaliar a sensação térmica dos usuários e a melhor configuração das áreas de transição. A relevância deste trabalho está em mostrar que estas áreas são elementos apaziguadores de clima, auxiliam no conforto térmico dos ambientes e criam espaços agradáveis para os usuários, mostrando ainda potencial auxílio de economia de energia. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SKUBS, Danielle. Conforto termico nos espaços de transição e sua influencia como elemento apaziguador do microclima local. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.

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