Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da densidade e topografia dos fotorreceptores da retina de Philodryas olfesii e p. patagoniensis (serpentes: Colubridae), com imunohistoquímica de ospinas

Processo: 06/58514-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Einat Hauzman
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Imuno-histoquímica   Opsinas   Retina   Fotorreceptores

Resumo

Ao longo da evolução dos animais, o sistema visual sofreu uma série de modificações de acordo com as necessidades das espécies. Em vertebrados, as informações visuais são processadas na retina, tecido composto por várias camadas celulares. O processo visual se inicia com os foterreceptores, células fotossensíveis, que podem ser classificadas em cones e bastonetes. Além da morfologia do olho, e dos tipos de fotorreceptores presentes na retina, uma terceira adaptação do sistema visual está relacionada à organização destas células, sua densidade e distribuição. As serpentes constituem um grupo altamente diverso, encontradas em grande número de hábitats, ocupando diversos nichos ecológicos. Dessa forma, o sistema visual destes animais sofreu uma série de adaptações. Neste trabalho, serão estudadas as retinas de duas espécies de serpentes da família Colubridae, Philodryas olfersii, de hábitos arborícolas, e P. patagoniensis, de hábitos terrestres. Com técnicas de imunohistoquímica serão comparados os tipos de fotorreceptores, sua densidade e distribuição. Para tanto serão utilizados 10 espécimes adultos de cada espécie, obtidos junto ao Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan. Após decapitação e enucleação dos olhos, as retinas serão processadas para a realização de cortes radiais e de preparações de retina plana. Nos cortes radiais, serão testados 7 diferentes anticorpos anti-opsinas, sendo que aqueles com reação específica serão utilizados nas preparações íntegras da retina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAUZMAN, EINAT; BONCI, DANIELA M. O.; GROTZNER, SONIA R.; MELA, MARITANA; LIBER, ANDRE M. P.; MARTINS, SONIA L.; VENTURA, DORA F. Comparative Study of Photoreceptor and Retinal Ganglion Cell Topography and Spatial Resolving Power in Dipsadidae Snakes. BRAIN BEHAVIOR AND EVOLUTION, v. 84, n. 3, p. 197-213, 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAUZMAN, Einat. Estudo comparativo da densidade e topografia de neurônios de retinas de Philodryas olfesii e P. patagoniensis (serpentes, colubridae). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.