Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de técnicas de classificação hierárquica para problemas de bioinformática

Processo: 06/02356-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Beneficiário:Eduardo de Paula Costa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional   Biologia computacional   Classificação hierárquica   Inteligência artificial

Resumo

Em Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados, muitos dos trabalhos de classificação são tratados a partir de técnicas de classificação plana (flat classification), em que cada exemplo é associado a uma dentre n classes, todas em um mesmo nível. Entretanto, existem problemas de classificação mais complexos em que as classes podem ser dispostas em uma estrutura hierárquica. Para esses problemas, a utilização de técnicas e conceitos de classificação hierárquica tem se mostrado muito útil. Uma das linhas de pesquisa com grande potencial para a utilização de tais técnicas é a Bioinformática.A utilização de classificação hierárquica nesse contexto é uma área relativamente nova e pouco explorada, havendo, por isso, muitas oportunidades para a realização de pesquisas. A maioria dos trabalhos desenvolvidos nessa área tem usado medidas de acurácia empregadas em problemas de classificação plana, que não consideram o fato de que em modelos de classificação hierárquica custos de erros de classificação tendem a ser significantemente diferentes de um nível para outro ou mesmo entre as classes de um mesmo nível. Dessa forma, este projeto pretende investigar os principais métodos e técnicas de classificação hierárquica para problemas de Bioinformática, considerando medidas de custos mais específicas para tal abordagem. Como estudo de caso, será utilizado um problema atual e relevante em Bioinformática, por exemplo, o problema de predição de funções de proteínas, de modo a validar os modelos de classificação e analisar as medidas de custos utilizadas, comparando os resultados obtidos. A partir dessa comparação, uma nova medida de custo poderá ser proposta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Eduardo de Paula. Investigação de técnicas de classificação hierárquica para problemas de bioinformática. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.