Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da via de sinalização de TGF-b pelo microRNA MIR - 146b-5p no câncer de tiroide

Processo: 07/51927-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Edna Teruko Kimura
Beneficiário:Murilo Vieira Geraldo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação celular neoplásica   Glândula tireoide   Proliferação celular   Expressão gênica   Neoplasias da glândula tireoide

Resumo

Na tumorigênese da tiróide, diversas alterações genéticas estão envolvidas, tais como o rearranjo cromossômico RET/PTC e a mutação V600E no gene BRAF, além da desregulação de genes que codificam proteínas envolvidas na proliferação, sinalização celular e na supressão tumoral. Mais recentemente, alterações na expressão de uma nova classe de RNAs não codificadores de proteínas, os microRNAs (miRNA), têm sido relacionadas a diversas patologias, incluindo o câncer. Estas moléculas estão envolvidas na diferenciação, proliferação e morte celular. Os miRNA são moléculas de 19 a 25 nucleotídeos, que atuam como repressores da síntese protéica de genes alvos pelo pareamento com a região 3'UTR do mRNA. Trabalhos recentes utilizando microarray de miRNA mostram altos níveis de expressão do miRNA miR-146b no carcinoma papilifero (CP). No entanto, o papel deste miRNA no CP ainda não foi elucidado. Neste projeto visamos analisar o papel deste miRNA na tumorigênese da tiróide. Para tanto, realizaremos a supressão da expressão do miR-146b em duas linhagens celulares de carcinoma papilifero de tiróide, utilizando a metodologia de interferência de RNA, e a indução da expressão do mesmo em células foliculares de rato, regulada pela tetraciclina. Os resultados deste projeto certamente contribuirão com o entendimento da biolo biologia do câncer, além de fornecer informações importantes para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERALDO, Murilo Vieira. Regulação da via de sinalização de TGF-b pelo microRNA miR- 146b-5p no câncer de tiróide.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.