Busca avançada
Ano de início
Entree

Heurísticas para programação inteira com trajetórias de busca factíveis e infactíveis

Processo: 07/01530-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Vinicius Amaral Armentano
Beneficiário:André Kazuo Takahata
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização combinatória   Programação linear inteira   Heurística

Resumo

Este projeto trata do desenvolvimento de heurísticas genéricas de busca que interagem com pacotes de otimização para solução de problemas de otimização combinatória formulados como programação linear inteira mista. Este é um tema recente que utiliza o expressivo avanço em pesquisa e desenvolvimento desses pacotes e a flexibilidade de heurísticas para obter soluções de alta qualidade em tempo computacional reduzido. As heurísticas são baseadas em arredondamento de soluções ao longo de um raio do cone com vértice associado à solução ótima da relaxação de programação linear, e em trajetórias factíveis e infactíveis com relação à fronteira desta relaxação. A motivação para este enfoque situa-se no apelo geométrico e no sucesso de heurísticas de busca local e meta-heurísticas para problemas combinatórios não formulados como problemas de programação inteira. O desenvolvimento envolve o projeto e implementação das heurísticas, e experimentos computacionais em problemas testes da literatura.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAKAHATA, André Kazuo. Heuristicas para programação inteira com trajetorias de busca factiveis e infactiveis. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.