Busca avançada
Ano de início
Entree

Condomínios dè empregadores rurais: mercado dè trabalho, contratação e gestão coletiva

Processo: 06/58735-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Alvaro Augusto Comin
Beneficiário:Gilsa Rojas Barreto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações de trabalho   Cooperativismo

Resumo

A expansão da cultura de cana-de-açúcar, na região de Araçatuba, tradicionalmente conhecida pelo seu destaque na pecuária, propiciou o aumento do número de empregos, no campo e na indústria, além de transformações nas relações de trabalho. A instalação de novas usinas de açúcar e álcool acompanha-se de um novo modelo de contratação, em Condomínios de Empregadores Rurais. Este modelo de contratação coletiva viabiliza a inserção de trabalhadores rurais temporários no mercado formal de trabalho. Desse modo, assegura direitos trabalhistas e previdenciários, com menores custos de gestão e administração da força de trabalho. Ademais, pretende atuar na organização do mercado de trabalho, a fim de impedir a ação ilegal de intermediários, também denominados "gatos". O objetivo da pesquisa será analisar a contratação coletiva de trabalhadores rurais diretamente por produtores de cana-de-açúcar, fornecedores das usinas, reunidos no Condomínio de Empregadores Rurais de General Salgado. O intuito desta análise é o de contribuir para a compreensão das relações de produção e trabalho concernentes às agroindústrias sucro-alcooleiras. A pesquisa consistirá em observações, anotações, registro fotográfico, de áudio e de vídeo, entrevistas, aplicação de questionário, consulta de material disponível em institutos de pesquisa, instituições governamentais e não governamentais, além de revisão bibliográfica sobre mercado de trabalho, trabalho rural e acerca da agroindústria sucro-alcooleira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARRETO, Gilsa Rojas. Condomínios de empregadores rurais: mercado de trabalho, contratação e gestão coletiva. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.