Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos pulsos de vazao turbinada dos reservatorios do baixo rio paranapanema (sp/pr) sobre o sistema de jusante - variaveis fisicas, quimicas e populacoes zooplanctonicas.

Processo: 06/05379-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcos Gomes Nogueira
Beneficiário:Danilo Augusto de Oliveira Naliato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos   Limnologia   Reservatórios   Zooplâncton

Resumo

O regime de funcionamento dos reservatórios, que inclui procedimentos operacionais como a variação diária da vazão defluente, o controle do tempo de residência e a altura da tomada d’água para as turbinas, afeta as variáveis físicas, químicas e biológicas, tanto a montante como a jusante das barragens.Neste projeto pretende-se estudar, nas estações seca e chuvosa, os trechos barragem-jusante dos reservatórios de Capivara-Taquaruçu e Taquaruçu-Rosana localizados no rio Paranapanema (SP/PR). Será pesquisado o efeito à jusante da variação diária da vazão turbinada dos reservatórios, verificando a influência na distribuição vertical do zooplâncton (Cladocera, Copepoda e Rotífera) e nos parâmetros físicos e químicos, ao longo de um ciclo nictemeral. Também serão analisadas as extensões destes efeitos por meio de amostragens longitudinais na cabeceira dos reservatórios de jusante. Serão utilizados como indicadores das condições limnológicas nas zonas de barragem e de jusante a transparência, velocidade de deslocamento da massa d’água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez, nitrogênio e fósforo totais, silicato, material em suspensão (orgânico e inorgânico), biomassa fitoplanctônica (clorofila a) e composição e abundância zooplanctônica (Copepoda, Cladocera e Rotífera).A proposta representa a continuidade de um projeto de iniciação científica em andamento (Fapesp processo 04/11690-9) que, por sua vez está integrado a um programa mais amplo de pesquisas de longa duração sobre a limnologia do sistema de reservatórios em cascata do rio Paranapanema e interações com a bacia hidrográfica (Fapesp processos 99/09667-9 e 05/02811-0; Fundibio/DukeEnergy contratos 0100004356 e 0100006653).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NALIATO, Danilo Augusto de Oliveira. Efeitos dos pulsos de vazão dos reservatórios do baixo rio Paranapanema (SPPR) sobre os sistemas de jusante - variáveis físicas, químicas e assembléias zooplanctônicas (Cladocera e Copepoda). 2009. 131 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociência de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.