Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para análise de risco de ocorrência de ilhamentos não intencionais de geradores síncronos distribuídos

Processo: 06/04941-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:Diogo Salles Correa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteção de sistemas elétricos

Resumo

Geradores síncronos conectados em redes de distribuição de energia elétrica estão sujeitos a operar de forma ilhada após contingências. Ilhamento ocorre quando uma parte da rede de distribuição torna-se eletricamente isolada da fonte de energia principal (subestação), mas continua a ser energizada por geradores distribuídos conectados no subsistema isolado. A prática atualmente utilizada pelas concessionárias e recomendada pelos principais guias técnicos é desconectar todos os geradores tão logo ocorra um ilhamento. Tipicamente, é necessário detectar uma situação de ilhamento em menos de 2 segundos. Assim, existem diversas técnicas desenvolvidas para detectar ilhamentos de geradores distribuídos e a maioria delas possui limitações técnicas e são propensas a falhar em determinadas situações. Neste contexto, torna-se importante conhecer a probabilidade da ocorrência de ilhamentos não intencionais em sistemas de distribuição e, posteriormente, realizar uma avaliação dos riscos associados a tais eventos. Portanto, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de uma metodologia para analisar o risco de ocorrência de ilhamentos em sistemas com geradores distribuídos. Os geradores a serem analisados são máquinas síncronas e o sistema de proteção anti-ilhamento é composto por relés baseados em medidas de freqüência e/ou tensão. Como o desempenho desses relés está fortemente relacionado aos desbalanços de potência ativa e reativa, a idéia básica da metodologia é desenvolver um índice baseado no desbalanço de potência ativa e reativa na rede ilhada – o qual será determinado utilizando curvas de carga do sistema e diversos patamares de geração – e nos conceitos de desbalanço crítico de potência ativa e reativa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREA, Diogo Salles. Metodologias para analise do risco de ocorrencia de ilhamentos não intencionais de geradores sincronos distribuidos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.