Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura de dados mate face e aplicações em geração e movimento de malhas

Processo: 06/05120-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Castelo Filho
Beneficiário:Ícaro Lins Leitão da Cunha
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves

Resumo

Este projeto de pesquisa que estamos propondo objetiva desenvolver atividades relacionadas à aplicação de modelagem geométrica em CFD. O primeiro objetivo, que é de absoluta importância para o desenvolvimento de diversas ferramentas em CFD, é desenvolver uma estrutura de dados eficiente para representação e manipulação de malhas. Estamos interessados tanto em malhas bidimensionais quanto tridimensionais que podem ser compostas por elementos simpliciais ou mistos. Portando os elementos presentes no contexto bidimensional serão triângulos e quadriláteros, e no tridimensional serão tetraedros, prismas (com base triangular), pirâmides (com base quadrada) e hexaedros. A intenção é criar e implementar um modelo de representação implícita para que a estrutura seja ao mesmo tempo leve (reduzido consumo de memória) e eficiente (retornar rapidamente as relações de incidência e adjacência). Além disso, a estrutura conterá uma interface simples e eficiente para que seus usuários possam utilizá-la sem necessitar conhecer os mecanismos internos de representação da estrutura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Ícaro Lins Leitão da. Estrutura de dados Mate Face e aplicações em geração e movimento de malhas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.