Busca avançada
Ano de início
Entree

Territorio, cultura e regionalismo: aspectos geograficos em simbolos estaduais brasileiros.

Processo: 07/01795-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Beneficiário:Tiago José Berg
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia cultural   Regionalismo

Resumo

Com o advento da Constituição Republicana de 1891, as províncias brasileiras se tornaram automaticamente Estados federados e poderiam ter armas, brasões e hinos próprios desde que não omitissem os símbolos nacionais. A partir desta data, nossas unidades federativas passaram a adotar símbolos próprios como forma de afirmar suas fronteiras de identidade.Quando se examinam os símbolos estaduais presentes, encontra-se uma grande variedade de significações que envolvem a história, a cultura, a natureza, o pensamento, o território e o regionalismo como referências simbólicas particulares de cada unidade federativa, servindo potencialmente como testemunhos em diferentes escalas do espaço-tempo do processo de ocupação e formação do território nacional.Os hinos, bandeiras e brasões de armas dos Estados brasileiros demonstram lacunas a serem preenchidas dentro do campo científico, demandando maiores estudos para que se possa estreitar as relações entre "a geografia e os símbolos patrióticos" como uma nova perspectiva da análise e decodificação das formas culturais de representação espacial.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERG, Tiago José. Território, cultura e regionalismo : aspectos geográficos em símbolos estaduais brasileiros. 2009. 254 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.