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Avaliacao neuropsicologica das funcoes executivas: Tendencias desenvolvimentais e evidencias de validade de instrumentos.

Processo: 07/56200-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Natália Martins Dias
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Validade   Funções executivas   Avaliação neuropsicológica   Neuropsicologia   Avaliação psicológica

Resumo

Este projeto faz parte de uma pesquisa ampla de desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação neuropsicológica, desenvolvida pela orientadora no Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. Nele será dada continuidade às atividades de iniciação científica da candidata, relativas à avaliação neuropsicológica. Especificamente, serão analisadas evidências de validade de instrumentos para avaliar funções executivas em crianças de 1ª a 8ª série. Funções executivas designam um conjunto de processos componentes, incluindo atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento, monitoramento e memória de trabalho, dentre outros, cuja função é regular e controlar comportamentos orientados a metas. Há evidências de que estes componentes seguem distintas trajetórias desenvolvimentais, sendo que algumas ainda estão em pleno desenvolvimento até a idade adulta inicial. Destarte, este estudo tem por objetivo delinear a trajetória desenvolvimental de diferentes processos componentes das funções executivas em estudantes da 1ª à 8ª série do ensino fundamental, buscando evidências de validade de instrumentos de avaliação neuropsicológica de tais habilidades. Participarão aproximadamente 320 estudantes de 1a a 8a série de uma escola pública de Itatiba, SP. Serão utilizados os instrumentos: Teste de Memória de Trabalho Auditiva, Teste de Memória de Trabalho Visual, Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas - partes A e B, Teste de Geração Semântica, Teste de Stroop Computadorizado, Torre de Londres e Teste de Fluência Verbal FAS. Os instrumentos serão aplicados durante o período escolar regular, em sala disponibilizada pela escola, sendo aplicado somente um teste em cada participante em um mesmo dia. Serão conduzidas Análises de Variância do efeito de série e idade sobre os escores para todos os instrumentos. Serão também conduzidas análises de correlação de Pearson entre todos os testes. Deste modo, o presente estudo pretende contribuir ao conhecimento disponível sobre funções executivas e seu desenvolvimento, bem como à futura disponibilização de instrumentos adequados à sua avaliação. (AU)