Busca avançada
Ano de início
Entree

Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária

Processo: 07/52428-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nora Rut Krawczyk
Beneficiário:Alicia de Lima Eiras
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regionalização   Política educacional

Resumo

O presente projeto pretende elucidar a importância das experiências de intercâmbio entre alunos de graduação no contexto das políticas de regionalização universitárias na América Latina. Estas políticas têm como objetivo a aproximação entre diferentes países para a cooperação científica, tecnológica e acadêmica, no contexto dos processos de regionalização e de formação dos blocos regionais. Para além do intercâmbio de docentes e alunos da pós-graduação, a mobilidade dos alunos no nível da graduação faz-se presente em alguns dos programas de intercâmbio entre as universidades latino-americanas. A formação do aluno, dentro de uma perspectiva mais ampla da realidade social e da produção e divulgação do conhecimento cientifico, é outro elemento importante a ser considerado na elaboração das políticas de regionalização universitárias destinadas aos alunos de graduação. Experiências de intercâmbios possibilitam a aprendizagem do trabalho em equipe com colegas de outros países, a socialização com diferentes culturas e possíveis rupturas de preconceitos, a construção de uma geração aberta ao diálogo global na medida em que conhece e respeita as diversidades culturais, econômicas e sociais dos diferentes países. Nesse sentido, a análise das experiências de intercâmbio estudantil, entre alunos de graduação, e sua importância nas políticas de regionalização universitária é um dos possíveis caminhos para a compreensão de tais políticas por parte de seus formuladores, autoridades universitárias e pesquisadores deste campo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EIRAS, Alicia de Lima. Os intercambios institucionais entre alunos de graduação e sua importancia nas politicas de regionalização universitaria. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.