Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro emergente de RMN de biomoléculas

Processo: 07/52735-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 30 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Roberto Kopke Salinas
Beneficiário:Roberto Kopke Salinas
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61091-0 - Centro emergente de RMN de biomoléculas, AP.JP
Assunto(s):Simulação de acoplamento molecular

Resumo

O projeto envolve o uso de técnicas modernas de RMN aplicadas à solução de estruturas de macromoléculas biológicas e ao estudo de interações entre elas. Também envolve o uso de estratégias computacionais, em especial docking e dinâmica molecular, como ferramentas complementares aos estudos experimentais. Entre os sistemas em interesse estão proteínas relacionadas à patogenicidade de Xanthomonas citri e a tropomiosina de músculo esquelético. Com relação à Xanthomonas a idéia é compreender os mecanismos moleculares que podem levar à patogenicidade. A compreensão destes mecanismos ao nível molecular é essencial para se buscar meios eficientes de combate às infecções causadas em plantas cítricas. A escassez de grupos no país empregando RMN para estudar a estrutura de biomoléculas em solução justifica o apoio à criação deste Centro Emergente em RMN de Biomoléculas. O Instituto de Química da USP, por possuir o único equipamento de RMN 500 MHz na cidade de São Paulo é o lugar mais indicado para a localização deste novo Centro. Neste contexto este projeto é inovador. No futuro, este Centro Emergente de RMN de Biomoléculas será disponível para uma gama ampla de colaborações dentro do próprio Instituto e com outros centros de pesquisa na cidade de São Paulo além de ampliar o pequeno grupo de centros especializados atuando nesta área no país. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DIORGE P.; ANDRADE, MAXUEL O.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E.; ARANTES, GUILHERME M.; FARAH, CHUCK S.; SALINAS, ROBERTO K. A Component of the Xanthomonadaceae Type IV Secretion System Combines a VirB7 Motif with a N0 Domain Found in Outer Membrane Transport Proteins. PLOS PATHOGENS, v. 7, n. 5, p. e1002031, 2011. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.