Busca avançada
Ano de início
Entree

Deus e o diabo na praça da Fe, ou: uma etnografia da dinâmica dos pregadores pentecostais da Praça da Sé em São Paulo

Processo: 07/52280-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Ronaldo Romulo Machado de Almeida
Beneficiário:Delcides Marques
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades   São Paulo   Pentecostalismo

Resumo

Este projeto se insere nas linhas de pesquisa "Redes Sociais e Vida Urbana" e "Religião, Família e Migração", coordenadas por meu orientador Ronaldo de Almeida e por Elza Berquó no Projeto CEPID/FAPESP Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Neste projeto se propõe uma etnografia de pregadores pentecostais da Praça da Sé e que para ela se dirigem e permanecem em revezamento por aproximadamente oito horas diárias. Pretende-se pensar os entrecruzamentos entre lógica religiosa e lógica urbana a partir da dinâmica desses pregadores da Praça da Sé. Crê-se que tanto a compreensão das motivações envolvidas na escolha e permanência das pregações de rua por parte desses pentecostais - sejam elas relativas à sobrevivência material, aos dilemas político-religiosos com outras religiões, à circulação humana ali, à Praça como lugar especial de culto, à cosmologia de Jesus e primeira igreja apostólica como pregadores - como as relações estabelecidas entre os pregadores e os demais indivíduos presentes na Praça e na cidade (homens e mulheres, transeuntes e trabalhadores, católicos e outros religiosos, enfim, pessoas interessadas, curiosas, críticas, zombadoras ou alheias), podem iluminar significativamente as imbricações entre religião e cidade a partir dos pregadores da Sé. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Delcides. Confissões e ficções de um antropologo : etnografia dos pregadores da Praça da Se. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.