Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise filogenetica de diferentes populacoes do carrapato rhipicephalus sanguineus provenientes de diferentes regioes do brasil e da america do sul.

Processo: 07/51932-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Jonas Moraes Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rhipicephalus sanguineus   Filogenia   Ixodidae   Carrapatos   América do Sul   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:America Do Sul | Analise Filogenetica | Brasil | Carrapatos | Ixodidae | Rhipicephalus Sanguineus

Resumo

Dentro do gênero Rhipicephalus, há o chamado complexo sanguíneos formado por várias espécies presentes apenas no Velho Mundo, das quais apenas a espécie Rhipicephalus sanguíneos é considerada de ocorrência no Novo Mundo. Como as espécies deste complexo apresentam grande similaridade morfológica, é possível que mais de uma espécie do complexo sanguíneos esteja ocorrendo nas Américas. Um trabalho recente relatou parâmetros biológicos e genéticos significativamente diferentes entre uma população de R. sanguíneos do Brasil e outra da Argentina, sugerindo que o status biosistemático de R. sanguíneos na América do Sul deva ser revisto. Diante disto, e da inquestionável importância médico-veterinário de R. sanguíneos na América do Sul, este projeto objetiva realizar uma análise genética de 17 populações de R. sanguíneos da América do Sul, sendo 11 do Brasil (englobando 9 estados), 2 do Chile e 1 de cada um dos seguintes países: Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela. Para tal, carrapatos oriundos das diferentes populações serão analisados geneticamente através de seqüências dos genes mitocondrial 16S rDNAe nuclear ITS2 rDNA. Vale salientar que esses dois genes têm sido considerados marcadores moleculares de excelência para problemas taxonômicos do nível intraespecífico ou interespecífico para espécies filogeneticamente muito próximas. Os resultados permitirão inferir sobre a possibilidade da existência de mais de uma espécie de Rhipicephalus nesses países e sobre a radiação desta espécie introduzida em nosso continente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES FILHO, Jonas. Análise filogenética de diferentes populações do carrapato Rhipicephalus sanguineus provenientes de diferentes regiões do Brasil, da América Latina, Espanha, Itália e África do Sul. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.