Busca avançada
Ano de início
Entree

A porta está aberta: aprendizagem colaborativa, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional

Processo: 06/07152-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Beneficiário:Taís Quevedo Marcolino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Terapia ocupacional   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Colaborativa | Desenvolvimento Profissional | Educacao Continuada | Mentoria | Raciocinio Clinico | Terapia Ocupacional | Educação Permanente

Resumo

Neste projeto serão investigadas as contribuições de um grupo de aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento do raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais iniciantes. Os processos de raciocínio clínico são a base para a prática em Terapia Ocupacional e seu estudo pauta-se na epistemologia da racionalidade prática de Donald Schön, segundo a qual o profissional produz conhecimento a partir da prática, em situações de complexidade, incerteza e conflito de valores. Além disso, são processos dinâmicos e que podem se desenvolver ao longo da carreira profissional.Nesta direção, diversas estratégias formativas e investigativas vêm sendo utilizadas com a finalidade de promover o desenvolvimento profissional, e entre elas encontram-se os processos de mentoria, focados em uma aprendizagem colaborativa. Segundo esta abordagem, o conhecimento é produzido quando pessoas compartilham experiências e procuram construir um sentido para elas a partir das relações com outras pessoas. Isto contribui para que os participantes se transformem em investigadores da própria prática.Deste modo, será desenvolvida uma pesquisa-intervenção a partir da constituição de um programa de mentoria, em formato de grupo de aprendizagem colaborativa, com 4 terapeutas ocupacionais iniciantes (sujeitos da pesquisa), conduzido pela pesquisadora, com encontros quinzenais de duas horas e duração de um ano. O objetivo da pesquisa é compreender as contribuições do grupo de aprendizagem colaborativa e de outras ferramentas educacionais (diários reflexivos, portfólios) para o desenvolvimento do raciocínio clínico dos terapeutas ocupacionais iniciantes. O referencial teórico-metodológico das Narrativas será utilizado, pois possibilita o acesso ao pensamento dos profissionais sobre questões da prática, além de oferecer, para a proposta da intervenção, que o profissional se engaje em um movimento de reflexão sobre a ação capaz de trazer à tona questões relevantes para a construção de conhecimento e transformação da prática. A grade inicial para análise dos dados é o referencial do raciocínio clínico em Terapia Ocupacional, da comunidade de prática e dos processos de formação e desenvolvimento de grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAÍS QUEVEDO MARCOLINO; JÉSSICA CRISTINA VON POELLNITZ; CARLA REGINA SILVA; CECÍLIA CRUZ VILLARES; ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI. “É uma porta que se abre”: reflexões sobre questões conceituais e de identidade profissional na construção do raciocínio clínico em terapia ocupacional. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 27, n. 2, p. 403-411, . (06/07152-7)
MARCOLINO, TAIS QUEVEDO; VON POELLNITZ, JESSICA CRISTINA; SILVA, CARLA REGINA; VILLARES, CECILIA CRUZ; DE MEDEIROS RODRIGUES REALI, ALINE MARIA. ``And a door opens{''}: reflections on conceptual and identity issues on clinical reasoning in occupational therapy. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 27, n. 2, p. 403-411, . (06/07152-7)
MARCOLINO, TAIS QUEVEDO; VON POELLNITZ, JESSICA CRISTINA; SILVA, CARLA REGINA; VILLARES, CECILIA CRUZ; DE MEDEIROS RODRIGUES REALI, ALINE MARIA. "And a door opens": reflections on conceptual and identity issues on clinical reasoning in occupational therapy. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 27, n. 2, p. 9-pg., . (06/07152-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.