Busca avançada
Ano de início
Entree

Meloxicam e melatonina: teriam uma acao sinergica durante a fase aguda da infeccao experimental por trypanosoma cruzi ?

Processo: 07/01628-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:José Clóvis do Prado Júnior
Beneficiário:Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Salicilato de sódio   Melatonina   Dinoprostona   Interleucinas   Trypanosoma cruzi

Resumo

A modulação das respostas imunológicas frente à administração de substâncias farmacologicamente ativas em modelos experimentais infectados por Trypanossoma cruzi tem contribuído de maneira importante nas investigações de novas terapias para a doença de Chagas. Devido às características imunossupressoras da fase aguda da doença, o presente estudo tem como objetivo avaliar um possível efeito sinérgico imunoestimulatório subseqüente à administração de Melatonina e Salicilato de Sódio através da dosagem e interpretação de citocinas, prostaglandina E2 e avaliação da parasitemia sanguínea e tecidual. Como modelo experimental, serão utilizados ratos Wistar machos infectados pela cepa Y de T. cruzi, sendo investigados nos 7°, 14°, 21° dias de infecção, as citocinas padrão Th1: IL-2, IFN-gama, TNF-alfa, padrão Th2: IL-4 e IL-10 e Prostaglandina E2. As mesmas serão dosadas e interpretadas após a administração, ou não, de Melatonina, Salicilato de Sódio ou ambos. Dosagens de citocinas e prostaglandinas coerentes com a literatura, aliadas a uma possível redução da parasitemia sangüínea e tecidual poderão contribuir para futuras terapias aplicáveis à doença, como também, para um melhor entendimento das respostas imunológicas anti-T.cruzi.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Luiz Gustavo Rodrigues. Meloxicam e melatonina: teriam uma ação sinérgica durante a fase aguda da infecção experimental por Trypanosoma cruzi?. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.